-
Arquitetos: OHArchitecture
- Área: 150 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Atsushi Shiotani
-
Fabricantes: IOC, KAMO CRAFT, NICHIHA, YOSHINO
"Desalinhamento e sala da rua" - Trata-se da reconstrução de uma casa no centro de Quioto, Japão, situada entre prédios de quatro andares e com apenas resquícios de uma paisagem de casas geminadas no lado norte. Nesse contexto, a cidade possui muitos becos que servem como extensão da vida particular, criando uma pequena comunidade. Ao desenhar tridimensionalmente neste espaço, pensamos em uma composição que induzisse a comunicação familiar.
A entrada foi intencionalmente posicionada na parte posterior do beco, e o seu espaço vertical ("sala da rua"), com um átrio de três andares, foi situado no centro do volume e o pátio foi ligeiramente deslocado para conferir diversidade ao ambiente. Através da sala e do pátio, os outros ambientes estão conectados diagonalmente, e é possível perceber os sinais uns dos outros. Além disso, a "sala da rua" é feita de componentes desconexos como argamassa, ferro preto, zinco, madeira e grades, embora tenha certas regras, oferecendo uma mudança ao local.
Em termos de construção, uma estrutura de aço é usada para criar um espaço aberto, além das placas do deck que são cuidadosamente construídas e finalizadas com um material de base, combinando a delicadeza e o custo de uma estrutura de madeira. Fizemos dela uma casa de aço para "construir e durar". Além disso, na elevação determinada pela "Lei da Paisagem", ousamos erguê-la um pouco mais e deslocá-la para enfatizar o efeito tridimensional irregular, diminuir o desconforto em relação aos prédios de quatro andares em ambos os lados, e se conectar com o cenário da rua.
Esta machiya tem uma estrutura semi treliçada na qual a sala principal, a "sala da rua" e a sala externa fazem parte, incluindo a abertura e o espaço da rua. Ao fazê-lo, incentiva-se as famílias a viver livremente sem especificar o seu paradeiro. Pode-se dizer que o pitoresco átrio de Escher está visualmente induzindo uma mudança.